Como a falta de envolvimento dos pais afeta o aluno?

Comunicação escolar
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21/12/2022

As taxas de conclusão dos estudos e o sucesso acadêmico dos alunos a longo prazo estão diretamente ligados ao grau de solidez presente na parceria escola e família.

A afirmação é da psicóloga norte-americana Susan Sheridan. Ela é diretora do Centro de Pesquisa em criança, juventude, família e escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos. 

Desde 1994, Susan desenvolve ações e pesquisas voltadas para o fortalecimento das relações entre pais e professores, e, assim, obter formas significativas de estabelecer uma parceria entre família e escola.

Segundo ela, incentivar o envolvimento dos pais no ambiente escolar e no dia a dia da escola são saídas para melhorar o desempenho do aluno na própria educação.

A seguir, Susan elenca e reafirma a importância do diálogo entre instituições de ensino e as famílias. Além disso, ela também dará dicas valiosas sobre como as escolas podem promover o envolvimento dos pais na educação dos filhos. Confira abaixo!

Quais as consequências da ausência da família na escola?

A falta de apoio e a ausência da família na vida escolar dos filhos podem criar diversas situações que afetam o desempenho escolar dos alunos. Algumas dessas consequências são:

  • desinteresse e falta de compromisso com os estudos;
  • indisciplina, rebeldia e problemas de agressividade;
  • ansiedade e insegurança;
  • baixa autoestima e problemas de obesidade;
  • dificuldade de aprendizagem e fracasso escolar.

Por isso, o ideal é que a escola esteja atenta aos sinais dados pelos estudantes e tenha um plano de ação para ajudá-los a enfrentar essa situação. 

Chamar a família para uma conversa franca e dar orientação a ela e, dependendo da faixa etária, ao próprio aluno, é uma das melhores formas de lidar com a situação quando a escola percebe que o processo de aprendizagem está sendo afetado.

Benefícios da participação dos pais na escola

Para a pesquisadora Susan Sheridan, são inúmeros os benefícios de se criar parcerias sólidas entre os pais e as escolas para que eles possam participar ativamente da rotina dos filhos! 

Quando os pais e os educadores trabalham juntos, não só é muito importante para os filhos como também gera benefícios significativos para toda a comunidade. Entenda:

  • Alunos: vê-se uma melhora no desempenho acadêmico, no comportamento, nas habilidades sociais e na diminuição de comportamentos disruptivos, além de maiores taxas de conclusão dos estudos e sucesso acadêmico a longo prazo.

  • Professores: conseguem ter um domínio maior em sala de aula e proporcionam uma instrução mais adequada. Assim eles desenvolvem um relacionamento mais sólido com os alunos e os pais, têm maior eficácia na resolução de problemas e lidam com situações difíceis com mais facilidade.

  • Pais: ao ter uma relação melhor com os professores, se comunicam de maneira mais eficiente com a equipe e com seus filhos. Os pais aprendem a solucionar problemas e se sentem melhor na sua capacidade de ajudar os filhos a irem bem na escola.

  • Escolas: as instituições de ensino que possuem maiores índices de envolvimento dos pais são classificadas como melhores.

5 formas de incentivar a participação da família na escola

A seguir, Susan Sheridan apresenta cinco pré-requisitos que as escolas podem adotar para apoiar o envolvimento dos pais na educação. 

1. Formar relacionamentos

– Procurem conhecer um ao outro! As crianças se beneficiam mais quando os seus cuidadores e seus professores se conhecem e trocam informações sobre “como as coisas funcionam” em casa e na escola.

– Concentre-se em pontos fortes! Um dos elementos construtivos de uma relação entre pai-professor é que ambos devem estar unidos em ajudar os alunos, com foco nos pontos fortes e no fortalecimento dessa parceria. 

2. Criar formas flexíveis para se tornar e continuar comprometido

– Para se criar uma parceria saudável, pais e professores podem encontrar maneiras para se engajarem um com o outro e com o aluno. Esse envolvimento é essencial para ajudar a criança a se sentir importante e valorizada.

– Não existe um método exato para todas as famílias e escolas, por isso a importância da flexibilidade. Isso significa perguntar aos pais o que eles podem e gostariam de fazer para apoiar seu filho, criando planos em torno do que é prático e desejável. Dessa forma, a escola valoriza os esforços feitos pelos pais e professores.

- Promover pequenos esforços na fase inicial pode conduzir a papéis muito maiores e mais substanciais posteriormente. Ao longo do tempo, os esforços para manter essa conexão, não importa quão pequenos, vão ajudar a criar uma consistência profunda e significativa para a criança, tanto em casa como na escola.

3. Comunicação bidirecional

– Compartilhem ideias! Ambos, pais e os professores, têm informações importantes para compartilhar ao se tratar de uma criança que conhecem bem.

– Certifique-se de que a comunicação é frequente e transparente e que todos têm a mesma oportunidade de falar e escutar.

4. Criar oportunidades consistentes para a aprendizagem e comportamento

– Procure maneiras semelhantes para criar oportunidades de aprendizagem tanto na escola quanto em casa, pois tal conexão ajuda a criança a ser bem sucedida em ambos os lugares.

– Na escola e em casa, reforce os comportamentos positivos nas crianças.

5. Colaborar para atingir as metas e resolver problemas

– Tanto os pais quanto os professores têm informações importantes e ideias que podem ajudar quando um aluno está passando por um problema. As crianças demonstram progresso quando professores e pais trabalham juntos para definirem metas, criarem planos, decidirem sobre as estratégias e praticá-las na escola e em casa.

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