4 min de leitura

Dia das mães e dia dos pais são duas datas importantes no calendário das escolas brasileiras, mas também podem ser motivo de angústia e frustração para muitas crianças. Para evitar que a comemoração se torne um trauma, muitos colégios decidiram adotar a celebração do dia da família

A mudança que já ocorre há alguns anos segue a recomendação de órgãos nacionais e internacionais, como o Ministério da Educação e o Unicef, como forma de reconhecer a diversidade de composição das famílias. É também uma maneira de estimular a participação dos familiares na vida escolar das crianças. 

“Comemorações muitos específicas, que não levam em consideração os diferentes tipos de composição familiar, geram traumas e frustrações nas crianças. A escola não pode ser um espaço que promova isso”, conta Maria Laura Guimarães, coordenadora do Poliedro. 

Há mais de 20 anos, a escola trocou as comemorações do dia das mães ou dos pais por uma celebração mais abrangente, celebrando toda a família. “Não é que deixamos de celebrar o dia das mães ou pais, mas fazemos a festa com o cuidado de não deixar nenhuma criança de fora”, explica. 

“Nunca nenhum pai ou mãe reclamou de não ter seu dia comemorado. Acho que todas as famílias entendem o motivo de fazermos uma festa que seja para todos”, diz a educadora. 

 

Participação familiar na vida escolar

Há dez anos, o colégio Franciscano Pio XII também decidiu incluir o dia da família no calendário de comemorações com o objetivo de abranger todos os alunos, independentemente da configuração familiar. Mas viu como consequência um aumento da participação dos familiares na vida escolar das crianças. 

“A gente descobriu que, com essa comemoração, outros parentes passaram a se envolver na vida escolar das crianças. Avós, tios, primos vinham participar das atividades e depois acabam mais interessados e participativos nesse cotidiano”, explica Maria Aparecida Rocha, coordenadora da Pastoral, órgão responsável pela comemoração no colégio. 

Ela conta que, no dia da família, a escola elabora atividades pedagógicas parecidas com as que as crianças desenvolvem cotidianamente no ambiente escolar, mas que podem ser feitas junto com a família. 

“A criança fica feliz e mais motivada ao perceber que as atividades escolares são importantes para todos que ela ama. Isso é muito importante para o desenvolvimento escolar”, diz Maria Aparecida. 

Está buscando inspiração em projetos educacionais para impulsionar sua instituição de ensino? Você encontra isso e muito mais sendo um associado do Escolas Exponenciais.  

 

Dia da família na escola estimula participação dos responsáveis

O Dia da Família é comemorado internacionalmente em 15 de maio, a data foi estabelecida pela Onu (Organização das Nações Unidas) como forma de estimular a reflexão sobre a importância das relações familiares no desenvolvimento de melhores condições de vida. No Brasil, o Ministério da Educação estabeleceu o dia 24 de abril como o Dia Nacional da Família na Escola. 

A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mostraram melhora nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam da vida escolar.

“O envolvimento da família, seja de qualquer membro, desde que haja identificação e afeto com a criança, favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico, mas também para a maior autoconfiança e motivação do aluno”, diz Maria Aparecida. 

 

Sugestões de atividades para o Dia da Família:

  • Receita de família: os alunos podem preparar ou apresentar aos colegas uma receita culinária que seja significativa para a sua família. Eles podem fazer o prato em casa e levar para a escola ou compartilhar a receita e fotos.

  • Retratos de família: alunos podem ser convidados a levar fotos de sua família para apresentá-la aos colegas.

  • História da minha família: os professores podem propor que os alunos criem um livro contando a história de sua família através de entrevistas com familiares, que podem ser os pais, tios, avós ou amigos. 

  • Aqui você confere mais sugestões de três atividades.

 

Você também pode gostar disso:

Habilidades socioemocionais: como trabalhar com as famílias?